É possível? Parece contraditório!
Falar de unidade quando todos estão confinados em suas casas, ao mesmo tempo que parece algo desafiador, se torna essencial.
Primeiro precisamos entender o que é unidade. Estar unido a alguém não significa propriamente estar perto. É mais que isso! Unidade é ter um ponto em comum, estar em Deus, no mesmo propósito e em concordância. Podemos estar juntos num só espaço e desunidos, porém, podemos estar isolados uns dos outros, o que estamos vivendo agora, mas unidos, em práticas que dão autenticidade à unidade cristã.
Em Atos, a igreja ainda não havia se institucionalizado, e por isso, vivia de forma genuína a unidade. Veja Atos 42. 44: “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum”. Mais adiante, no versículo 46 lemos que “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,” o que nos remete a pensar que a unidade da igreja primitiva não estava condicionada ao lugar, mas ao propósito que os unia. Detalhe, isso chamava a atenção de todos.
Em tempos de pandemia, de isolamento social, podemos sim viver em unidade! Como? Nos juntando todos os dias diante do trono da graça em oração, amando uns aos outros e demonstrando isso através de uma ligação, uma mensagem virtual, com palavras motivadoras e de esperança.
Enquanto estivermos em nossas casas, em isolamento, nos esforcemos “diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;” Ef4:3
Deus abençoe sua semana!
Pr Silvio Leite
IM Guaratinguetá
Compartilhar: