O significado da FÉ

20/10/2020

Compartilhar:

Hebreus 10.35-39; 11.1, 39-40

Fé não é tentar muito crer. Isso é ansiedade tentando parecer fé. Há um tom cômico quando Paulo diz: “Saúdem Trifena e Trifosa, mulheres que trabalham arduamente no Senhor” (Rm 16.12). Elas poderiam se chamar “Irmãs Tri”, cristãs que tentam uma, duas, três vezes… “que trabalham arduamente no Senhor”. Elas se exaurem; estão sob o evangelho da tentativa. Eu gostaria de mudar o nome delas para “Féfena” e “Féfosa”, que realizam muito no Senhor. A mudança da tentativa para a fé é a mudança da base da sua vida, que deixa de ser em si mesmo e passa a ser em Deus.

Um jovem ministro estava com tuberculose, e os médicos disseram-lhe que o trabalho de sua vida havia chegado ao fim. Por 72 horas ele lutou no escuro, e então Deus lhe falou: “Eu cuidarei de você e do seu futuro”. Ele entregou todo o problema a Deus, parou de lutar, alegrou-se e se recuperou. Ele diz: “Sou grato a Deus porque isso aconteceu. Até aquele momento, eu dependia de mim mesmo e do meu preparo; depois disso, passei a depender de Deus. Sou um novo homem e tenho um novo ministério”. Ele passou da luta para a fé, da tentativa para a fé.

O que é fé, afinal? A melhor definição que conheço é: “Fé é receber com alegria aquilo em que cremos”. A fé vai, então, além da crença. Ela recebe agora, como fato, aquilo que você acreditava ser uma ideia. Fé é “uma afirmação e uma ação que fazem a verdade eterna se tornar um fato”.* É “uma afirmação uma ação”. Você deve agir com fé e também afirmá-la. Peter Böhler disse a John Wesley, que buscava respostas: “Pregue a fé até que você a tenha, e então você irá pregá-la porque a tem”.** Você deve afirmar a fé, falar sobre fé com Deus, com os outros e consigo mesmo, e depois agir com fé. Dez leprosos passaram do estágio da afirmação da fé para o estágio da ação com fé: “‘Vão mostrar-se aos sacerdotes’. Enquanto eles iam, foram purificados” (Lc 17.14). No ato de obedecer, a fé se tornou um fato; a cura veio em seguida.

Ó Cristo de Deus, ajuda-me a agir nas coisas em que creio. Ajuda-me a recebê-las com alegria, como fatos funcionais dentro de mim. Que eu tenha mais do que uma afirmação de fé, mas um ato de fé. Que eu tenha uma atitude de fé. Amém. 

Afirmação do dia: “Eu cri, ainda que tenha dito: Estou muito aflito […] Ninguém merece confiança” (Sl 116.10-11).

* COLERIDGE, Hartley. “The just shall live by faith”, em Poems by Hartley Coleridge. v. 2. Londres: Bradbury e Evans, 1851. p. 341.
** Esta citação é amplamente atribuída ao bispo e missionário morávio como um conselho oferecido a John Wesley após sua missão aparentemente fracassada na Geórgia.

>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.


Compartilhar: