Especial de Páscoa: O Exemplo!

13/04/2017

Compartilhar:

“Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: compreendeis o que vos fiz? vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:12-15). 

É a última ceia, último encontro de Jesus com seus discípulos. Entram em Jerusalém. Jesus é aclamado rei, jogam ramos de palmeiras por onde ele passa. Os discípulos desfilam orgulhosos ao lado do amigo e Mestre que seria coroado rei. Sobem ao cenáculo para a ceia, enquanto comem, discutem entre si qual é o maior, que cargo ocupariam no novo reinado. Jesus ouve a conversa animada dos seus discípulos e, de repente, toma uma toalha, uma bacia com água, e começa a lavar os pés deles. Um a um, silenciosamente, numa última tentativa de fazê-los entender a natureza do seu reinado.

Pedro resiste, mas diante da advertência de Cristo, recua. Jesus não é um rei que precisa do poder para se afirmar. Por saber quem é (Mestre e Senhor), de onde veio e para onde vai, é livre para lavar os pés e subir ao Calvário. Seu reinado é outro, somente a cruz irá torná-lo claro aos discípulos. Mas neste reino, nesta nova ordem, o maior é o menor, o primeiro é o último e servo de todos, o rei é aquele que lava os pés dos seus súditos/irmãos.

 Oremos: Senhor, não me sinto bem ao vê-lo lavando meus pés. Sinto-me constrangido, é como se este gesto me despisse, revelasse todo meu orgulho, vaidade e soberba. Mas sei que se não permito que os lave, também não participo contigo no teu reino. Vem Senhor, lava-me por inteiro, quebranta este coração orgulhoso e faça de mim teu mais humilde servo. Amém.

 Para Celebrar a Páscoa - Editora Ultimato

Compartilhar: