Mulher, grande é a tua fé!

08/03/2019

Compartilhar:

Leia Mateus 15.22-28

A mulher disse: - É verdade, Senhor, pois os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Mateus 15-27

No ano de 2018, realizamos em Brasília um retiro das pastoras Metodistas.

Uma das palestrantes convidadas nos levou a uma dramatização desse trecho bíblico. Foi com surpresa e muita dor que chegamos ao momento em que a mulher siro-fenícia gritava por ajuda e Jesus voltava-lhe as costas, com o argumento de que Ele fora enviado somente à casa de Israel. É uma dura revelação perceber aquela atitude de Jesus. Muitos estudiosos se debruçam sobre esse texto, tentando compreender as razões de uma postura tão diferente daquela a que nos acostumamos a imaginar.

Mas talvez esse relato esteja ai exatamente para nos mostrar que é fácil para nós, enquanto seres humanos, nos concentrar tanto em determinado foco - as ovelhas perdidas de Israel, por exemplo - que deixamos de perceber outras realidades. É preciso que a dor de alguém atravesse o nosso caminho, que sua resposta direta desafie nossos argumentos.

A luta da mulher cananéia é hoje a luta de muitas mulheres ao redor do mundo e aqui, do nosso lado. Mulheres que criam sozinhas seus filhos e filhas. Mulheres que sofrem violência, discriminação no mercado de trabalho, agressões e assédio moral e sexual. Mulheres que são "de outra laia, de outra lida". Seres humanos sofrentes em cujos corpos a imagem de Deus está ferida, manchada e fora de foco.

Jesus nos mostrou o exemplo da compreensão e do entendimento. Uma vez que a voz daquela mulher chegou aos seus ouvidos de outro modo e que Ele se abriu para entendê-la, o milagre aconteceu. Como discípulas e discípulos, nosso desafio é o mesmo. Neste Dia Internacional da Mulher, lembremo-nos de que é uma data para refletir, agir e mudar. Não bastam flores e homenagens. Também não bastam mais as migalhas.

No reino de Deus, todas as pessoas precisam ter acesso à mesa, à cura, à vida abundante. Todas as pessoas.


No Cenáculo

- Hideide Brito Torres


Oração: Senhor Jesus, obrigada por teu exemplo de mudança de mente, tão necessário em nossos dias. Que cada uma encontre em Ti, por meio de nós, dignidade, aceitação, perdão e acolhida. Venha o Teu Espírito sobre os filhos e as filhas. Em Teu nome. Amém.

Pensamento para o dia: Mulheres de fé tocam o coração de Deus.

Oremos: pelas mulheres cujos direitos são violados.


Compartilhar: