A Formação do caráter de Cristo em nós

24/03/2017

Por: Pr. Silvio Cezar Leite & Evelin Lima Leite

Compartilhar:

"Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” Efésios 4:11-13

 “A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.” Colossenses 1:27,28

 "Exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória."1 Tessalonicenses 2:12

 OBJETIVOS

  • Que você possa expressar por completo a beleza de Jesus, revelando o caráter do Senhor através da sua vida;
  • Que você descubra que a vida cristã é uma parceria com o Espírito Santo, Ele espera a sua resposta;
  • Que você seja sempre sensível à voz de Deus, compreendendo quando Ele precisa trabalhar em você;
  • Que você veja a mão do Senhor operando através de circunstâncias, pessoas e pressões;
  • Que se possa reconhecer em você os traços de humildade, quebrantamento e espírito ensinável, assim que essas verdades começarem a ser compreendidas e aplicadas na sua vida.
 RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Diga ao Senhor em oração que você está humildemente disponível aos Seus tratamentos. Observe os acontecimentos e circunstâncias agindo de modo a entrar no padrão de Jesus. Não desanime se você não consegue responder a tudo. As mãos do Senhor, O nosso oleiro, não desistirão de você. Volte ao altar da consagração e diga a Jesus que está disposto a repetir a cartilha até a imagem de Cristo ser formada completamente em você. E lembre-se: esse processo durará a sua vida inteira!

 1) A DEFINIÇÃO DE CARÁTER

Caráter é como uma marca impressa que distingue o ser humano, é a soma total de todas as influências positivas ou negativas aprendidas no decorrer da vida. Ele se manifestará através de valores, motivações, atitudes e sentimentos. O caráter refletirá os traços da natureza pecaminosa (influenciado pelo mundo), ou os traços da natureza divina (influenciado pela Palavra de Deus). Em Hebreus 1:3 está escrito que Cristo é o próprio caráter de Deus “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa”.O caráter de Deus que foi impresso em Jesus Cristo precisa ser impresso nos discípulos (nós) para que, desta forma, o mundo creia em Deus. Nossa primeira decisão é crer e depois sermos feitos conforme a Sua própria imagem, sendo assim identificados como cristãos “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho” Romanos 8:29, “Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial” 1 Coríntios 15:49. O propósito de Deus é que o ser humano se torne à imagem do seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.

 1.1) FORMA DE PENSAR

O caráter é determinado em primeiro lugar pelo aspecto moral, ou seja, aquilo que eu considero correto, errado, permitido, proibido e assim por diante. Se eu aprovo aquilo que definitivamente é errado então pode-se dizer que o meu caráter é defeituoso. E a forma de pensar de uma pessoa é definida pela maneira como ela constrói a sua escala de valores. Quando nos convertemos ao Senhor, a primeira coisa que devemos fazer é renovar a nossa mente. Renovar significa mudar a maneira de perceber as coisas e a escala de valores. A vontade de Deus é que tenhamos a mente de Cristo “Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? Nós, porém, temos a mente de Cristo” 1 Coríntios 2:16.

 1.2) ESTILO DE VIDA

O estilo de vida faz parte do nosso caráter, a prova disso é que normalmente pessoas de uma mesma profissão apresentam características semelhantes de caráter. O estilo de vida é determinado pelos alvos, hábitos e costumes. Se o meu grande alvo é ser discípulo de Cristo, eu devo desenvolver um estilo de vida compatível com o alvo. Precisamos desenvolver os hábitos e costumes coerentes com o que queremos alcançar.

 1.3) CONDUTA

O meu comportamento diante de outras pessoas manifesta o meu caráter. Conduta é tudo aquilo que fazemos, falamos, sentimos e desejamos; ela se manifesta na relação com outras pessoas. Deus está profundamente interessado em nossa conduta. Jesus e os Apóstolos gastaram muito espaço para tratar de frutos, de comportamento, de conduta, de coração, como vemos: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” Mateus 5:48; Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” Gálatas 4:19; “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” Efésios 1:4. Em Romanos 8:29 vemos que o propósito eterno de Deus é ter muitos filhos, os quais devem ser semelhantes a Jesus. A Igreja do Senhor deve atingir esta meta e os seus líderes devem mostrar o caminho indo à frente do rebanho. Não são poucos os escândalos que têm surgido entre líderes cheios de autoridade mas que não receberam aprovação no caráter. Um líder que apresenta deficiências sérias de caráter possui um grande obstáculo para a atuação de Deus em sua vida. Nunca será demais enfatizarmos o caráter do obreiro, pois somente um caráter formado e aprovado pode suportar as pressões da obra e as dificuldades do ministério. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” 2 Timóteo 2:15.

 2) O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS É FORMADO PELA CRUZ

Não há outra maneira das marcas do caráter de Cristo serem formadas, a não ser pela cruz. Como está escrito em Mateus 16:24 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;”. A lei da cruz opera em nós para nos moldar e nos ensinar a vida no Espírito. Veja a seguir alguns princípios:

  • A cruz é o quebrantamento da vontade e força humana pela ação do Senhor. Deus prepara situações que tratam nossas vontades para que possamos ser quebrantados;
  • A cruz é que opera em nós a beleza do Senhor, ela nos capacita para termos o caráter que suporta o poder de Deus. Antes de conhecermos o poder e a glória temos que ser tratados pela cruz de Cristo, pois quanto mais alto Deus for nos levar, mais tratamentos precisamos ter em nosso caráter. Por isso as pressões e tentações aumentam à medida que subimos em Deus, pra que sejamos fortalecidos para a guerra contra o mundo espiritual e o pecado.
  • A cruz traz maturidade espiritual e emocional. Discípulos precisam ser pessoas que vencem os ataques do inimigo em sua mente e emoções, não podem ceder às pressões malignas sobre a carne. Sempre antes da visitação do Espírito e dos avivamentos, as pessoas a serem usadas por Deus sofrem, choram e gemem, até que a mão do Senhor toque para operar. Portanto, como obreiros de Deus necessitamos conhecer estes caminhos e estarmos preparados para enfrentá-los.

 3) A DIFERENÇA ENTRE CARÁTER E DONS

Existe uma distorção que tem assolado a Igreja do Senhor durante os séculos: a valorização dos dons em detrimento do caráter. Um dom é uma dádiva de Deus, Ele os concede a todos indistintamente. Os dons podem ser: naturais (inteligência, astúcia, memória, capacidade do tocar, cantar, etc) ou espirituais (concedidos pelo Espírito Santo). Mas Deus prioriza no discípulo a vida e o caráter. Se um discípulo ainda não passou pelo processo da Cruz não será útil para Deus, apesar do seu dom. Os dons são úteis mas nunca podem ser a base da obra de edificação da Igreja, este é o motivo por que existem tantos escândalos: priorizamos mais o dom do que o caráter. Os dons, sejam espirituais ou naturais, devem passar pela Cruz antes de serem úteis, pois sobre eles que o ministério é edificado. Os dons atraem os homens mas o caráter atrai a Deus.  Quanto mais um homem confiar em si mesmo e nos seus talentos naturais, menos utilidade terá para Deus, pois o critério do Senhor é escolher os que já foram tratados por Ele e quando a Sua glória pode se manifestar. Fica patente que Deus é quem faz e não é um simples uso de talentos especiais.

 AVALICAÇÃO PESSOAL

• Defina o que é caráter.

• Como o caráter de Cristo é formado em sua vida?

• Como o seu responder pode apressar ou atrasar esse processo?

• Pessoas duras experimentam situações mais drásticas? Por que?

• Como o quebrantamento opera em nós? Qual seu resultado?

• Você valoriza mais o caráter ou os dons?

• Descreva a experiência do cooperar com o Espírito Santo.

 CONCLUSÃO

Nosso modelo supremo de formação de caráter é nosso Senhor Jesus Cristo. Ter um modelo é fundamental na formação do caráter, e Ele nos ensina a aplicar, viver e frutificar em tudo que vimos acima. Que possamos afirmar, assim como o apóstolo Paulo, que somos imitadores de Jesus. Para tal, devemos sempre: conhecê-lo, submeter-se ao seu senhorio, ter uma obediência irrestrita e negar a si mesmo. Que possamos caminhar moldando nosso caráter de glória em glória (2 Co 3:18), como um aroma suave subindo à presença de Deus, um verdadeiro meio de adoração.

 Fonte: A experiência da formação do caráter de Cristo em nós - Ebook

Compartilhar: